Blog


13/11/2019 13:48

Nosso partido é pela construção do desenvolvimento do Piauí

O mundo inteiro está mudando e a palavra da vez é inovação. Todos os dias somos surpreendidos com uma nova maneira de resolver velhos problemas, alterando rotinas, facilitando o acesso a soluções mas, por vezes, criando novos problemas a serem solucionados. Um exemplo são os aplicativos de mobilidade que, mesmo trazendo praticidade na hora de conseguir um carro para ir de um ponto a outro da cidade gastando pouco, têm trazido sérias e rápidas mudanças no negócio dos táxis, que precisam ser amparados de alguma maneira.

Não temos como resistir às mudanças. O que temos que fazer é nos preparar para elas e tirar o melhor proveito do que as inovações desse nosso tempo hiperconectado podem nos oferecer. E só vamos conseguir isso com união e planejamento.

O Piauí tem vivenciado, nas últimas duas décadas, um processo de modernização que o tirou da lanterna dos estados brasileiros. Mesmo ainda não estando no primeiro time, não se podem negar os avanços pelos quais passamos, deixando para trás um passado em que poucos municípios tinham ligação por asfalto, acesso à água de qualidade e perspectiva de uma vida decente. Os investimentos do Governo do Estado no interior conectaram municípios, melhoraram a qualidade e a distribuição de energia possibilitando a instalação de iniciativas produtivas que melhoraram o PIB do estado.

No quesito das inovações temos utilizado a tecnologia para facilitar a solução de velhos problemas que podem atrasar qualquer estado. Sistemas modernos conectam e agilizam processos em todo o serviço público estadual e, hoje, chegam às mãos do cidadão. O registro de um BO pode ser feito remotamente em um tablet nas mãos de um policial em uma ocorrência e a mulher que se estiver em situação de risco pode acionar um botão de pânico no seu próprio celular no aplicativo Salve Maria, iniciativa que ganhou destaque nacional. Essas e outras inovações têm contribuído para o Piauí permanecer com os menores índices de homicídios do Brasil. Essa estatística é também um diferencial para a escolha de locais para o desenvolvimento de empreendimentos econômicos.

Somos reconhecidos como um dos maiores produtores de soja do país batendo, ano após ano, recordes de produtividade graças à fertilidade de nosso solo e condições climáticas favoráveis. Nosso céu de sol abundante e ventos com características únicas, graças ao relevo, têm nos colocado como uma fronteira de energia renovável a ser desenvolvida em pleno potencial, mas já posta entre os maiores produtores do Brasil. Não há dúvidas de que estamos no caminho certo para o desenvolvimento. Essa etapa foi vencida. O que precisamos, agora, é transformar tudo isso em mais benefícios para todos os cidadãos do Piauí.

O PSD tem orgulho de participar, como aliado atuante, desse processo de desenvolvimento e assume, mais do que antes, uma posição de protagonismo nessa fase em que os benefícios serão divididos com toda a sociedade. Mudanças e inovações são inevitáveis, restando-nos a posição de planejar seu impacto e tirar delas o melhor resultado possível. É o que estamos fazendo como partido.

Na condição de segundo maior partido do estado do Piauí temos legitimidade para propor caminhos e o contingente engajado necessário para implementar, na prática, ações com efeito na vida dos cidadãos. Temos 43 prefeitos filiados e o nosso presidente, o deputado federal Júlio César, é reconhecido como o maior líder municipalista do Brasil. Portanto, está na alma do partido a opção pelo bem-estar do cidadão onde a política está mais próxima da sua vida: o município.

Da caneta do deputado Júlio César já saíram projetos que levaram mais de um bilhão de reais só para os municípios do Piauí. O adicional de 1% no Fundo de Participação dos Municípios em dezembro é de sua autoria assim como o recém aprovado 1% extra em julho, permitindo aos gestores municipais contar com recursos extras para equilibrarem as contas de suas cidades. Agora, a articulação no Congresso Nacional é para a aprovação do mesmo crédito extra para o mês de setembro quando a arrecadação cai bruscamente, comprometendo as finanças dos municípios. Não temos dúvidas de que conseguiremos aprovar mais esse benefício, pois temos a quarta maior bancada do Brasil e o deputado Júlio César elabora seus projetos com os melhores argumentos e dados financeiros de que se pode dispor.

Nosso partido continua a crescer porque tem compromisso com as demandas do cidadão e um olhar para os benefícios que as inovações podem trazer para o seu cotidiano. O engajamento de todas as nossas lideranças está direcionado para o desenvolvimento do nosso estado sem privilégios individuais a qualquer pessoa ou grupo específico. Em 2020 estaremos na disputa pela Prefeitura de Teresina e em mais cerca de 120 municípios do interior do Piauí, quando ampliaremos nosso grupo de prefeitos para cerca de 55. Proporcionalmente, aumentaremos nossa responsabilidade na construção de um estado mais justo.

Pessoalmente, tenho trabalhado ininterruptamente para o fortalecimento do PSD sem vaidades pessoais. Acredito em todas as nossas diretrizes e me animo com os resultados que já conseguimos entregar para nossos irmãos piauienses. Penso ser, a expressiva votação que me deu o título de deputado estadual mais votado da história do Piauí, um reconhecimento por esse trabalho. Mas sei que ele não acabou. Aliás, nunca acaba. Todos os dias arregaço as mangas para trabalhar pelo futuro de nosso estado e continuarei a fazer isso todos os dias da minha vida. 


Georgiano Neto

Deputado estadual, Vice-presidente estadual do PSD e Presidente nacional do PSD Jovem




FALE CONOSCO